quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Treinamento em escada para corredores

TREINAMENTO EM ESCADARIAS

Você corredor, já pensou em melhorar sua performance desenvolvendo um treinamento utilizando as escadas de seu prédio?
O treinamento em escadas, é indicado para corredores com um nível de treino mais avançado, pois exige um bom condicionamento físico e aeróbico, além de ser um exercício de grande impacto nas articulações e na musculatura, podendo ocasionar lesões para aqueles não estão tão bem preparados ou que tiveram contusões recentes. Vale ressaltar a importância da coordenação neuromotora e do equilíbrio, muito importante durante a execução do movimento.
Dependendo de alguns fatores, como altura dos degraus e a distância da passada, podemos direcionar o treinamento em escadas para algumas finalidades como resistência, força e explosão, além de proporcionar à musculatura, um estímulo diferente que resultará em melhor performance durante as corridas. Também é interessante ressaltar que esse treinamento deve ser feito preferencialmente em escadas que estejam ao ar livre por questões de segurança.
FORÇA E EXPLOSÃO: Alguns praticantes dessa modalidade de treinamento preferem os degraus dos estádios de futebol (arquibancadas), ou usar de 3 a 4 degraus que devem ser subidos em velocidade baixa e tempo de execução curto, visando a hipertrofia dos músculos inferiores, em alguns casos de praticantes mais avançados é comum portar halteres nas mãos para aumentar a dificuldade do exercício e melhorar a performance.
RESISTÊNCIA: Os treinamentos visando resistência muscular são praticados com uma sobrecarga baixa, ou sem nenhuma carga de dois em dois degraus, com um tempo de execução mais longo.
Como todo treinamento, lembre-se de começar com os devidos aquecimentos e alongamentos, para não correr o risco de se lesionar.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se vc tem planilha de treinamento de escacada para iniciante, intermediario e avançado? vc poderia me postar para eu ter uma ideia?
    desde ja agradeço!
    jimmykako@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ismério.
    Que tipo de série em escada você pratica? Tem alguma planilha para recomendar?
    Bons treinos!

    ResponderExcluir